A importância da Consciência Fonológica
Escrito por Catarina Simões, terapeuta da fala Segunda, 04 Setembro 2017 | Visto - 3925
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A entrada no 1º ciclo é uma nova etapa para as crianças e para os pais, onde os desafios que a aquisição da leitura e escrita acarretam são muitas vezes enfrentados com dificuldade.
Uma das problemáticas mais frequentes em crianças de 1º ciclo surge no âmbito da leitura e da escrita, sendo que a sua causa passa muitas vezes despercebida aos pais e aos próprios professores. Se nos focarmos um pouco na origem destas dificuldades deparamo-nos com as lacunas existentes ao nível da Consciência Fonológica (adiante CF).
A CF é a capacidade de reconhecer e analisar, de forma consciente, as unidades mais pequenas de uma determinada língua (o fonema/o som), assim como as várias formas em que estes se podem inserir nas palavras. A CF subdivide-se assim, em três níveis: palavra; sílaba; fonema; e garante a capacidade de perceber os sons e as suas combinações dentro das palavras, identificando e manipulando esses mesmos sons e sílabas, compondo novas combinações com diferentes significados (palavras).
O desenvolvimento da CF é um processo de várias etapas, sendo elas o reconhecimento da palavra e da sílaba, a noção de rima, o reconhecimento de fonema e por fim, a associação letra-som (grafema – fonema). Antes de poderem utilizar funcionalmente todas as letras do alfabeto, as crianças precisam de ter noção que os sons que associam a cada letra são os mesmos que compõem o seu discurso oral (consciência).
Quando se inicia então o processo formal de aprendizagem da leitura e escrita, e para que haja sucesso, é necessário trabalhar a CF de forma a compreender o som e a palavra no seu global. Apesar de parecer simples, a noção de que a linguagem falada é composta por sequências de sons não se desenvolve de forma natural, sendo antes um conjunto de competências que se desenvolve ao longo do tempo requerendo estimulação e experiências variadas.
O desenvolvimento da CF pode partir dos educadores, professores e dos próprios pais, que através de atividades lúdicas realizem atividades de segmentação silábica de palavras, identificação e nomeação de rimas e sons que formam uma palavra, entres outras atividades criativas.
Sabia que... Pode trabalhar a consciência fonológica durante a hora do banho ou até mesmo durante as refeições.
Treinar a brincar... Pergunte ao seu filho em quantos “bocadinhos” podemos dividir o seu nome ou o nome do legume que tem no prato, associando o número de bolas, lápis coloridos ou até mesmo os próprios dedos ao número de sílabas correspondente.
Terapia da fala
O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, intervenção/tratamento/reabilitação e estudo científico da Comunicação humana e das suas perturbações envolventes, nomeadamente ao nível da Fala, Linguagem, Voz, Deglutição (Alimentação), Motricidade Orofacial, Fluência e Leitura e Escrita.
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