Na praia com a escola
Quinta, 06 Julho 2017 | Visto - 4783
Tweetar |
Nesta altura do ano, as escolas dão início às atividades na praia. Apesar de toda a diversão e excitação associada a estas semanas balneares, todos os cuidados são poucos. Verifique estas recomendações.
Os locais são vigiados e dispõem de meios de socorro.
Se a atividade implicar transporte, as carrinhas ou autocarros devem ter cintos de segurança e as crianças devem usar cadeirinhas adequadas e bem instaladas. Confirme se o motorista está certificado e se as crianças são acompanhadas por outro adulto para além dele.
As indicações dos nadadores-salvadores e as bandeiras são respeitadas: explique o seu significado às crianças.
Existem pulseiras identificadoras em cada criança e um elemento comum que ajude a reconhecer o grupo (ex. chapéu ou t-shirt da mesma cor).
A vigilância perto da água é próxima, a atenção focada na criança e a criança não fica sozinha nem ao cuidado de outras crianças!
Estão estabelecidos regras e procedimentos claros para as idas à agua que todos devem conhecer.
São colocadas braçadeiras às crianças que ainda não nadam bem – estas devem ser adequadas ao peso da criança e homologadas pelas normas de segurança europeias para auxiliares de flutuação.
Não são usadas boias e outros brinquedos insufláveis – não são equipamentos de proteção e podem facilmente virar-se ou ser arrastados pelo vento ou ondulação.
A criança tem protetor solar e chapéu de abas largas.
APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil