Saúde mental juvenil é prioridade

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A Direção-Geral da Saúde (DGS) aponta um novo fator para explicar o mau aproveitamento escolar ou a indisciplina nas aulas. “Um sofrimento emocional acentuado” é o principal fator descrito no relatório do Programa Nacional de Saúde Escolar, realizado durante o ano letivo 2014-2015 e disponível para consulta pública. Este relatório, resultado de uma parceria entre a DGS e a Direção-Geral da Educação, coloca a saúde mental como “o eixo central da intervenção da Saúde Escolar”.

O estudo diz que “hábitos de sono e repouso, a educação postural e a prevenção de comportamentos aditivos sem substância” são também “de capital importância para a saúde das crianças e dos jovens que a frequentam”.

Para fazer face a esta situação, foi criado, em fevereiro, um plano de formação para preparar profissionais capazes de ajudar as crianças e os jovens a melhorar os seus resultados durante a vida escolar. A coordenadora do estudo, Gregória Paixão von Amann, explicou ao jornal “Diário de Notícias” que já foram formados “cerca de 300 profissionais de saúde e educação que ficaram capacitados para desenvolver projetos de promoção da saúde mental, orientados por uma tipologia de competências socio-emocionais”.

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