A primeira consulta do recém-nascido

Indíce do artigo
A primeira consulta do recém-nascido
O exame inicial
A face
O restante exame físico J
Peso
Todas as páginas

É uma das mais importantes na vida do bebé. A criança é observada “da cabeça aos pés” com todo o cuidado.


alt



Após o nascimento, habitualmente o bebé é observado na sala de partos e ainda durante o primeiro dia de vida, novamente na maternidade. Estas primeiras observações têm como objetivo identificar algum problema grave de forma a que o bebé seja imediatamente tratado. Depois de a mãe regressar a casa, começa a planear a primeira visita ao pediatra. Essa consulta é uma das mais importantes na vida do bebé. Nessa altura, a criança vai ser observada “da cabeça aos pés” com todo o cuidado, sendo importantes todos os pormenores.

Apesar de ainda ser comum, a primeira ida ao pediatra com o bebé não deve representar o primeiro contacto dos pais com o médico que vai acompanhar a criança. O ideal é ter existido uma consulta pré-natal onde todos se conheceram e onde tiveram a oportunidade de conversar sobre os temas mais importantes dos primeiros dias de vida do bebé. Desta forma, a primeira consulta com a criança pode decorrer num ambiente mais calmo, com os pais já esclarecidos em relação aos principais temas de interesse.


Conversar

Um dos aspetos mais importantes da primeira consulta com o bebé é os pais terem ocasião para esclarecer com o pediatra qual a solução para as “mil e uma” dúvidas que entretanto surgiram desde a saída da maternidade. Não há que ter vergonha e os pais devem sentir-se à vontade para perguntar tudo o que pretendem. Ninguém nasce ensinado, e apesar de o instinto maternal e paternal (e o bom senso) serem muito importantes nesta fase, muitas vezes uma pequena dica ou explicação pode fazer toda a diferença. Se isso ajudar, deve mesmo fazer uma pequena lista de dúvidas antes da consulta, para ter a certeza de que tudo é esclarecido.

Nesta fase, o pediatra vai querer saber tudo sobre as principais doenças dos pais e da restante família, nomeadamente no que diz respeito a doenças cardíacas, respiratórias, perturbações do desenvolvimento, hormonais ou outras. Vai querer também investigar os hábitos da família, nomeadamente em relação ao tabaco.

Passada esta fase, é importante que sejam revistos os principais problemas que habitualmente apoquentam os pais: a alimentação, suplementos vitamínicos, medidas de higiene, como lidar com o cordão ou a cicatriz umbilical, posição de dormir, principais regras de segurança ou como enfrentar as famosas cólicas. Caso tenha existido uma consulta pré-natal, esta tarefa está bastante mais facilitada e apenas serão esclarecidas algumas dúvidas que possam ter surgido, entretanto, na prática.




Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais