Sapinhos
Escrito por Paulo Oom Terça, 15 Maio 2012 | Visto - 38243
Tweetar |
Agente infeccioso – fungo cândida albicans. Trata-se de um fungo que está sempre presente na boca das crianças, sem provocar qualquer doença. Em situações em que a criança está mais fragilizada o fungo pode multiplicar-se e provocar a doença. O fungo pode também ser encontrado no mamilo da mãe, tetinas, chucha ou brinquedos.
- Modo de transmissão – trata-se de um fungo que está sempre presente na boca das crianças, sem provocar qualquer doença. Em situações em que a criança está mais fragilizada o fungo pode multiplicar-se e provocar a doença. O fungo pode também ser encontrado no mamilo da mãe, tetinas, chucha ou brinquedos.
- Período de incubação – 1 a 3 dias.
- Descrição Clínica – Pequenas placas brancas que se conseguem destacar suavemente na língua e na zona interior das bochechas. Na maior parte dos casos não provoca qualquer sintoma, mas por vezes pode provocar desconforto ou falta de apetite.
- Período de transmissão – enquanto persistem as placas.
- Tratamento – colocar um medicamento contendo um anti-fúngico sobre as lesões, sempre após as refeições, leva ao seu desaparecimento em poucos dias. As chuchas e tetinas devem ser esterilizadas no início e no fim do tratamento para evitar a reincidência. Num recém-nascido a ser amamentado, se o fungo estiver no mamilo da mãe, esta deve fazer um tratamento com um creme anti-fúngico local, quatro vezes por dia durante 7 dias, sem parar a amamentação.
- Faltas à escola – não é necessário.
- Medidas em relação às outras crianças da turma – não são necessárias.
- Notificação da doença – não é necessária.
- Observações – situação muito frequente que ocorre em 40 por cento dos recém-nascidos saudáveis.