Síndrome de Heller

Aos quatro anos Mafalda deixou de falar e de olhar as pessoas, não conseguia alimentar-se sozinha... Por Miguel Palha.


alt


A Mafalda, aos dois anos de idade, era linda de morrer. Andou pelos treze meses de idade e disse as primeiras palavras pouco antes de completar o primeiro ano de vida. Com ano e meio de idade, sentia curiosidade pelas outras crianças. E, aos 26 meses, já comia sozinha com a colher e não usava fraldas, nem de dia, nem de noite.


Em suma, teve sempre um bom desenvolvimento. Mas, pelos quatro anos de idade, estava a família de férias no Algarve, a mãe começou a notar uns comportamentos muito estranhos, diferentes do habitual: deixou de falar e de olhar para as pessoas; não conseguia alimentar-se sozinha; perdeu a capacidade de correr; voltou a usar fraldas; isolou-se das pessoas, mesmo da mãe; e começou a fazer uns gestos muito estranhos com os braços, como se estivesse a esvoaçar.


Apavorados, os pais consultaram um pediatra do desenvolvimento em Portimão e o diagnóstico não podia ser pior: síndrome de Heller, ou seja uma regressão autística do desenvolvimento, também conhecida como perturbação desintegrativa da segunda infância (forma relativamente rara e grave das perturbações do espectro do autismo).


Foi desenhado, de imediato, um programa de intervenção muito complexo, para executar em casa e na instituição educativa. Tem vindo a melhorar, embora lentamente. Cada vez que é notada uma nova aquisição, os pais têm uma explosão de alegria. A Mafalda continua linda de morrer.


Leia outros testemunhos de Miguel Palha:

Síndrome do grito do gato

Síndrome de Tourette

Síndrome de Russell-Silver

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais