Leite de vaca antes dos 12 meses?
Escrito por Maria Paes Vasconcelos Segunda, 05 Maio 2014 | Visto - 8847
Tweetar |
Nesta idade, o organismo do bebé não está preparado para a
digestão do leite de vaca. Saiba porquê.
8% das crianças portuguesas começaram a beber leite de vaca (gordo ou meio gordo) antes dos 12 meses, o que é uma taxa preocupante (fonte: EPACI). O leite de vaca é muito rico em proteínas, sódio e potássio (porque tinha como objetivo alimentar um bezerro!) o que levam a uma sobrecarga do rim, que necessita maior esforço para os poder excretar, podendo levar à desidratação. Aumenta também o risco de alergia às proteínas do leite de vaca: ao poupar agora (evitando as fórmulas em pó), vai sair mais caro no futuro se surgir a alergia ao leite de vaca (necessitando de bebidas ou iogurtes de soja…)!
Enquanto que as fórmulas em pó são suplementadas em ferro, o leite de vaca não fornece este nutriente tão importante em quantidade suficiente, levando a anemia. Além disso, o seu teor elevado de cálcio e caseína (uma das proteínas) ainda dificulta mais a absorção do pouco ferro que contém, bem como as lesões que provoca no intestino provocam perdas insensíveis de sangue nas fezes…
Outros nutrientes importantes que são fornecidos pelas fórmulas em pó são o ácido fólico, as vitaminas A, C e E, o cobre e o zinco, e os ácidos gordos essenciais. Tudo boas razões para não hesitar no supermercado!