Vitamina C e constipações: sim ou não?

altUm novo estudo mostra que o consumo regular traduz-se numa redução da duração dos sintomas.



alt

Desde que o Linus Pauling (grande nome da física) disse, há 70 anos, que a vitamina C faz bem às constipações que a moda não parou: ao mínimo espirro, ranho ou tosse (sem febre!) as criancinhas são logo cheias de sumos de laranja ou até suplementos. Já se disse aqui há alguns anos que a evidência científica não o demonstrava. Mas agora saiu uma revisão (uma meta-análise, em que todos os dados dos 72 estudos feitos desde 1966 são analisados juntos, como um estudo só) feita por uma instituição muito conceituada (Cochrane) e a conclusão é que só há alguma vantagem no consumo regular de vitamina C na diminuição da duração das constipações – o que já é muito bom! Na verdade, há uma redução de 18 por cento na duração dos sintomas (por exemplo de seis para cinco dias) nas crianças e de oito por cento nos adultos com um a dois gramas/dia de vitamina C. A gravidade dos sintomas também é menor nestes casos.

Os autores sugerem a quem está sempre constipado que experimente como se dá com este suplemento, dada a acessibilidade e inocuidade da vitamina C. Já nas pessoas que são expostas a períodos breves de muito stress, tal como os desportistas de alta competição ou quem trabalha em ambiente frios, há uma redução de risco de constipação de 52 por cento.

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais