O dicionário do menino Andersen (4)
Escrito por Gonçalo Tavares Quinta, 07 Junho 2012 | Visto - 8831
Tweetar |
Continuamos com o dicionário do menino Andersen. A que sítio da cabeça vai ele buscar estas definições?
R
Relâmpago - É uma estrada de luz muito torta e tão mal feita que mal acaba de ser construída cai logo. Talvez falte cimento ou alcatrão por baixo.
Rir - Rir é dizer muito rápido algumas palavras. Rir é uma língua como o português, o espanhol ou o inglês. Dizem que falar essa língua faz bem à saúde.
Roda - A roda foi inventada para os carros não ficarem parados no meio do trânsito. Sem rodas nos carros os engarrafamentos de trânsito seriam muito maiores.
Rádio - É uma máquina que foi inventada depois da televisão para os telespectadores descansarem os olhos. Se olhares muito, não ouvirás bem. O rádio é um aparelho que nos diz: deixa de olhar, ouve.
Nesse particular, é o contrário de um quadro de um grande pintor. Um quadro diz: deixa de ouvir, olha.
Régua – É um objecto que serve para medires duas coisas: o planeta Terra ou uma formiga.
Para medires todo o planeta Terra com uma única régua precisas de muita paciência, porque o planeta Terra é muito grande.
Para medires uma formiga com uma régua é necessário que a formiga tenha muita paciência, para que fique parada e tu a possas medir.
Em suma, a régua é um objecto que serve para tu dares atenção às coisas muito pequeninas e às coisas muito grandes.
S
Sofá - É uma caixa de objectos perdidos. É como se fosse o poço de uma casa. É para lá que cai tudo: os pequenos brinquedos, os lápis que desaparecem durante anos, moedas, etc. Procurar objectos no interior do sofá da sala é brincar aos piratas. Quando se põe a mão dentro do miolo de um sofá corre-se o risco de descobrir um tesouro.
Sol - É um astro que consome imensa energia eléctrica e só não a paga porque os fiscais da electricidade não têm um escadote suficientemente alto para chegar lá acima e, o mais importante de tudo, é que não sabem a quem pediriam responsabilidades por esse gasto de energia.
Se o sol pagasse electricidade pagaria uma factura enorme. Mas como todos recebem e beneficiam dessa luz, a melhor hipótese era a factura de electricidade ser dividida por todos os habitantes da Terra, o que ficaria mais em conta.
Submarino - É uma máquina indecisa em se afogar ou voltar à superfície. Pode demorar anos nesta hesitação.
Soldado - É alguém que poderia estar em casa a pregar meticulosamente quadros nas paredes, a endireitar quadros, a compor o nó da gravata, a enviar pedidos de namoro por carta, etc., etc.
T
Tartaruga - É um animal que está sempre em último lugar. Portanto se, de repente, se virar para o outro lado, fica logo em primeiro lugar.
Ou seja: a tartaruga é um animal que só não está à frente de todos porque ainda não se virou para o outro lado. .