O melhor ano de sempre
Segunda, 04 Setembro 2017 | Visto - 4424
Tweetar |
Depois de três meses num alegre far niente, o regresso à rotina escolar pode ser um “choque” para todos. O que podemos fazer?
Eis então algumas sugestões muito simples mas que podem facilitar o regresso à rotina:
- Exemplo: Mostre que as férias e o “bem bom” acabaram também para os adultos. Se virem os pais a ajustarem-se ao novo ritmo, tenderão a fazer o mesmo.
- Rotinas: Crie uma rotina para a manhã e para a noite e… cumpra-a e faça-a cumprir! Utilize um quadro de rotinas. As crianças precisam de visualizar.
- “Regra PSP / Nintendo / Jogos de Computador”: Permita o vício apenas ao fim-de-semana.
- “Regra TV”: Reduza e limite os minutos defronte da TV – a melhor altura será entre o final dos TPC e o início do jantar. Ver televisão imediatamente antes de dormir excita as crianças e, fisiologicamente falando, atrasa a descida de temperatura do corpo, essencial para a fase do adormecimento.
Uma criança que frequente o 1º ciclo poderá assistir até meia hora por dia.
- “Zona Escola”: Determine uma zona comum ou individual para que cada criança coloque lá tudo o que esteja relacionado com a escola (desde as batas, bibes e fardas, até às mochilas e guarda-chuvas).
“Zona de Estudo”: Crie uma zona sem distrações para as crianças fazerem os trabalhos de casa (juntas ou separadas, conforme a idade dos irmãos e a tipologia da casa).
Secretária “Less is more”: Num dos próximos fins-de-semana (mais ou menos 15 dias antes da entrada na escola), dê uma volta ao quarto dos miúdos – com a ajuda deles!... e torne-o num quarto “amigo do estudo”; ou seja, façam uma limpeza geral à secretária e deixem apenas o material necessário. Ninguém consegue concentrar-se num tampo de mesa cheio de objetos – muito menos uma criança!
Crianças sem stresse: Não as sujeite a atividades extracurriculares que possam tornar a vossa semana ainda mais dura.
Refrescar o cérebro: Vá às compras de material escolar com eles – se não achar a tarefa demasiado esgotante - e aproveite para (re)introduzir alguns conceitos esquecidos durante o verão (falar de matemática vendo os preços e a despesa total ou de língua portuguesa, lendo os rótulos e títulos, etc.)
Combata o consumismo: Antes de ir às compras, passe em revista o material usado e veja se tem artigos novos que tenha comprado no ano letivo anterior.
Sono: Comece a reajustar a rotina de deitar duas semanas antes de as aulas começarem. Tente que a criança vá para a cama cerca de 20 minutos mais cedo a cada dois ou três dias.
Sabia que: A principal causa de insucesso escolar é a privação crónica de sono
Elimine os TPC antes da hora de dormir
As crianças que fazem os trabalhos de casa antes de irem para a cama ficam, frequentemente, de pé até tarde e cheias de sono na manhã seguinte. Estudos científicos ligam padrões de sono irregulares a problemas comportamentais e escolares. As crianças do 1º ciclo andam desesperadas para dormir. Tenho muitos clientes pais que me dizem que o desempenho escolar dos filhos melhorou francamente quando eles começaram a dormir mais. Em vez de permitir que o seu filho fique com os TPC por fazer até ao último minuto, estabeleça um horário regular: ou imediatamente antes do jantar ou imediatamente a seguir.
Dê-lhe bastante tempo para brincar ou apenas relaxar depois de um longo dia de escola, mas certifique-se que concluiu o seu TPC no horário combinado.
Planificação: Pais: planifiquem com duas semanas de antecedência os primeiros 15 dias de aulas relativamente ao tema “refeições” e “roupas”