http://www.paisefilhos.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/417525cab_consultorio_pedagogico.jpglink

Abolição das sestas

«Na Lei Quadro da Educação Pré-Escolar, no capítulo IV, artigo 10º alinea g) podemos ler que um dos objectivos da educação pré-escolar é «proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e colectiva». Gostaria que me explicassem porque é que os infantários se dizem obrigados por imposição da Segurança Social e da Direcção Regional de Educação a abolir o descanso após o almoço, fazendo com que crianças de três anos desmaiem de sono».


Quem lhe poderá responder a essa questão serão os órgãos competentes. Neste caso a direcção regional de educação e/ou a Segurança Social, consoante o órgão de soberania, mas principalmente o infantário a que se refere em concreto.

Muitos infantários optam por tentar respeitar os ritmos das crianças que serão menos resistentes. Há crianças que com três anos não conseguem descansar e outras que, com mais idade, têm uma dificuldade muito grande em manterem-se acordadas, inclusive por razões de saúde.

Outro dado que possivelmente poderá ser referido será a organização de espaços para deitar o número de crianças (agora elevado) que frequentam o infantário. Penso que poderá sempre haver uma possibilidade de diálogo e de acordo num encontro de palavras construtivo de ambas as partes, entendendo que muitas vezes os infantários não conseguem fazer mais do que está ao seu alcance.

Maria João Santos

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais