Paulo Oom

 

Traumatismo craniano

Escrito por Paulo Oom Quarta, 25 Janeiro 2012 | Visto - 9893

Após uma queda em que a criança (com mais de um ano) bateu com a cabeça e não perdeu os sentidos, está alerta e com comportamento normal (chorar deve ser considerado um comportamento normal) tudo o que há a fazer é colocar gelo na zona do impacto durante cerca de 20 minutos.

 

Laringite

Escrito por Paulo Oom Sexta, 20 Janeiro 2012 | Visto - 25080

A criança apresenta tosse rouca («tosse de cão»), ruído a respirar («estridor») e rouquidão. Pode ter febre baixa.

   

Parasitas intestinais

Escrito por Paulo Oom Terça, 17 Janeiro 2012 | Visto - 16087

As lombrigas (oxiúros) têm cerca de um centímetro de comprimento e uma cor esbranquiçada.


   

Transporte no automóvel

Escrito por Paulo Oom Segunda, 26 Dezembro 2011 | Visto - 4632

Utilização do banco elevatório com cintos de segurança com apenas 2 pontos de fixação.

   

Picada acidental com agulha

Escrito por Paulo Oom Sábado, 05 Novembro 2011 | Visto - 8615

Pode acontecer a criança picar-se acidentalmente com uma agulha que encontrou ou que pisou por acaso num jardim ou na praia. Perante uma picada acidental com uma seringa cuja origem se desconhece, a atitude correcta deve ser:


   

Sépsis

Escrito por Paulo Oom Domingo, 30 Outubro 2011 | Visto - 4672

As crianças são sempre internadas no hospital, muitas vezes numa unidade de cuidados intensivos. O tratamento é complexo com administração de antibiótico e o tratamento de possíveis complicações, por lesão de vários órgãos (pulmões, coração, cérebro ou rins).


   

Bronquiolites

Escrito por Paulo Oom Segunda, 17 Outubro 2011 | Visto - 16197

Início como uma constipação, com secreções no nariz transparentes, tosse, febre baixa e falta de apetite. Gradualmente a criança vai tendo uma maior dificuldade em respirar com respirações rápidas, aparecimento de retracções entre as costelas, agravamento da tosse e pieira (som como um assobio de cada vez que a criança respira).

   

Síndrome de morte súbita no lactente

Escrito por Paulo Oom Sexta, 14 Outubro 2011 | Visto - 4598

A Sociedade Portuguesa de Pediatria disponibiliza no site www.spp.pt recomendações para a prevenção do sindrome de morte súbita:


   

Transporte de crianças com mais de oito anos

Escrito por Paulo Oom Sexta, 07 Outubro 2011 | Visto - 3873

A partir dos oito anos a criança poderá usar apenas um banco elevatório, tendo cuidado em que o cinto de segurança passe a meio do ombro e não sobre o pescoço, e sobre a bacia e não em frente da barriga. Se o automóvel não tiver encostos para a cabeça no banco de trás é preferível continuar a usar as cadeiras até aos 36 kg. As crianças com mais de 12 anos, mais de um metro e meio de altura e mais de 36 kg podem ser transportadas, como qualquer adulto, no banco da frente ou na retaguarda, usando cinto de segurança. É muito importante ter em atenção a posição do cinto de segurança, que deve passar a meio do ombro e sobre a bacia. Nunca colocar o cinto de segurança por baixo do braço ou atrás das costas, pois em caso de acidente a criança não estará bem protegida.

A utilização do cinto de segurança por todos os ocupantes, e principalmente pelos pais, é um exemplo muito importante para a criança.

   

Página 3 de 4

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais