Ser líder
http://www.paisefilhos.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/728325870348cab_consultorio_psicologia.jpglink

Primeira gravidez após traquelectomia

Cirurgia conservadora do colo do útero dá resultado no IPO de Coimbra.


Prevê-se o nascimento, em Agosto, do bebé de uma mulher submetida à intervenção que elimina os tecidos afectados, permitindo manter o útero e, em consequência, a capacidade de levar a gestação até ao fim.

 

A primeira traquelectomia (uma abordagem conservadora ao cancro do colo do útero, que mantém a capacidade reprodutiva e constitui uma alternativa à histerectomia radical) foi realizada no Instituto Português de Oncologia de Coimbra em Janeiro de 2008, tendo sido seguida por mais três cirurgias, todas bem sucedidas. Agora, o IPO de Coimbra dá nota de que esta cirurgia inovadora permitiu que uma das mulheres engravidasse.

 

Em declarações à agência Lusa, o director do Serviço de Ginecologia do IPO de Coimbra, Daniel Pereira da Silva, anunciou que uma jovem submetida àquela cirurgia se encontra grávida, prevendo-se o nascimento do bebé em Agosto.

 

De acordo com Daniel Pereira da Silva, para que a cirurgia possa ser realizada têm de ser respeitadas com rigor várias condições, nomeadamente relativas à idade e às dimensões do tumor, que deve ter menos de 2 cm na sua máxima extensão e não apresentar metástases ganglionares.

 

A intervenção consiste em retirar o colo do útero na totalidade, avaliando-se se tem uma margem de segurança de, pelo menos, 8 mm de tecido saudável, sendo feita uma limpeza dos gânglios da parte pélvica. 

 

Saiba mais com o artigo «Um bebé depois do cancro».

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

editorial-293

alt

Sonhos de criança

No mês em que se comemora o Dia da Criança, fomos saber que mundo imaginam as nossas crianças. E, assim,...

Consultório

"O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais

Filho na Capa 2013

SimpleViewer requires JavaScript and the Flash Player. Get Flash