Ser líder
http://www.paisefilhos.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/728325870348cab_consultorio_psicologia.jpglink

Primeira gravidez após traquelectomia

Cirurgia conservadora do colo do útero dá resultado no IPO de Coimbra.


Prevê-se o nascimento, em Agosto, do bebé de uma mulher submetida à intervenção que elimina os tecidos afectados, permitindo manter o útero e, em consequência, a capacidade de levar a gestação até ao fim.

 

A primeira traquelectomia (uma abordagem conservadora ao cancro do colo do útero, que mantém a capacidade reprodutiva e constitui uma alternativa à histerectomia radical) foi realizada no Instituto Português de Oncologia de Coimbra em Janeiro de 2008, tendo sido seguida por mais três cirurgias, todas bem sucedidas. Agora, o IPO de Coimbra dá nota de que esta cirurgia inovadora permitiu que uma das mulheres engravidasse.

 

Em declarações à agência Lusa, o director do Serviço de Ginecologia do IPO de Coimbra, Daniel Pereira da Silva, anunciou que uma jovem submetida àquela cirurgia se encontra grávida, prevendo-se o nascimento do bebé em Agosto.

 

De acordo com Daniel Pereira da Silva, para que a cirurgia possa ser realizada têm de ser respeitadas com rigor várias condições, nomeadamente relativas à idade e às dimensões do tumor, que deve ter menos de 2 cm na sua máxima extensão e não apresentar metástases ganglionares.

 

A intervenção consiste em retirar o colo do útero na totalidade, avaliando-se se tem uma margem de segurança de, pelo menos, 8 mm de tecido saudável, sendo feita uma limpeza dos gânglios da parte pélvica. 

 

Saiba mais com o artigo «Um bebé depois do cancro».

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

editorial-287

alt

Pequenos gestos

Ana, de oito anos, teve uma “massinha má” dentro do corpo e, como o bichinho lá pode ter deixado “ovos”, a...

Consultório

"O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais

Filho na Capa 2013

SimpleViewer requires JavaScript and the Flash Player. Get Flash