Ser líder
http://www.paisefilhos.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/728325870348cab_consultorio_psicologia.jpglink

Primeira gravidez após traquelectomia

Cirurgia conservadora do colo do útero dá resultado no IPO de Coimbra.


Prevê-se o nascimento, em Agosto, do bebé de uma mulher submetida à intervenção que elimina os tecidos afectados, permitindo manter o útero e, em consequência, a capacidade de levar a gestação até ao fim.

 

A primeira traquelectomia (uma abordagem conservadora ao cancro do colo do útero, que mantém a capacidade reprodutiva e constitui uma alternativa à histerectomia radical) foi realizada no Instituto Português de Oncologia de Coimbra em Janeiro de 2008, tendo sido seguida por mais três cirurgias, todas bem sucedidas. Agora, o IPO de Coimbra dá nota de que esta cirurgia inovadora permitiu que uma das mulheres engravidasse.

 

Em declarações à agência Lusa, o director do Serviço de Ginecologia do IPO de Coimbra, Daniel Pereira da Silva, anunciou que uma jovem submetida àquela cirurgia se encontra grávida, prevendo-se o nascimento do bebé em Agosto.

 

De acordo com Daniel Pereira da Silva, para que a cirurgia possa ser realizada têm de ser respeitadas com rigor várias condições, nomeadamente relativas à idade e às dimensões do tumor, que deve ter menos de 2 cm na sua máxima extensão e não apresentar metástases ganglionares.

 

A intervenção consiste em retirar o colo do útero na totalidade, avaliando-se se tem uma margem de segurança de, pelo menos, 8 mm de tecido saudável, sendo feita uma limpeza dos gânglios da parte pélvica. 

 

Saiba mais com o artigo «Um bebé depois do cancro».

Comentários  

 
#9 ana verena souza da 28-11-2013 09:58
fiz uma traquelectomia a 04 meses, menstruei dias depois da cirurgia e a 03 messes nao menstrul so sintos os sintomas e muita dor. E normal?
Citar
 
 
#8 Andresa Araujo 06-08-2013 10:31
Senhores,
Serei submetida a cirurgia dia 26/08. Aparentemente a lesão no meu colo está curada, mas por precaução a doutora irá retirar o cone uterino. Isso impedirá de eu engravidar futuramente?
Citar
 
 
#7 raquel jose da silva 22-04-2012 20:25
essa semana vou passar por essa cirurgia estou com tanto medo, chega estou deprimida triste parece que ja nao estou com os meus pes no chao . posso tomar algum medicamento como florexsentina . me ajude por favor.
Citar
 
 
#6 Visitante 26-02-2011 22:21
ola fiz uma traquelectomia radical a 1ano e meio e agora tentarei partir para a gestação, pelo que me informei a possibilidade da gestação é sim viavel precisando de um acompanhamento mais rigoroso.
Citar
 
 
+4 #5 Visitante 01-10-2010 14:07
Fiz a conização, CAF, traquelectomia, passei por 3 atos cirurgicos, após diagnosticar NICIII. a ultima ocorreu em 2007. e em Novembro de 2009 dei a luz a uma linda e saudável menina que já vai completar um ano.
Primeira preocupação é vocês passarem pelo procedimento e se livrar o mais rápido possivel do intruso invasor de seu colo uterino e depois se cuidar muito bem e seguir corretamente as instruções dos médicos e não deixar de acompanhar periodicamente até que receba alta para proceder normalmente!!
Citar
 

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Filho na Capa 2013

SimpleViewer requires JavaScript and the Flash Player. Get Flash

Editorial.

editorial-286

alt

Um sonho de menina

Esta é a história de uma menina que tem um sonho. Malala (que significa “atingida pela dor” em língua...

Consultório

News image

«Tenho um filho de nove meses e meio, e desde quando ele tinha um mês e meio percebi que a cabecinha estava mais achatada do lado direito devido à posição...

Leia Mais