Amamentação diminui risco de hipertensão

alt

As mães que amamentam os seus filhos podem ter um menor risco de desenvolver hipertensão, sugere um estudo publicado no American Journal of Epidemiology”.

Trabalhos anteriores já haviam demonstrado que as mulheres que amamentavam apresentavam ao longo das suas vidas um menor risco de desenvolver diabetes, colesterol elevado e doenças cardíacas. Para este estudo, citado no portal Alert, os investigadores da University of North Carolina, nos EUA, investigaram a relação entre a amamentação e o risco de desenvolvimento de hipertensão em 56 mil mulheres americanas que tinham tido pelo menos um filho e que tinham participado no Nurses Health Study II.

Os resultados do estudo demonstraram que as mulheres que tinham alimentado os seus filhos com leite materno, até aos seis meses, apresentaram um menor risco de desenvolver pressão arterial elevada nos 14 anos seguintes, em comparação com aquelas que tinham alimentado os seus filhos com leite de fórmula. Do total das participantes, cerca de 8900 mulheres foram diagnosticadas com hipertensão. Contudo, o risco era 22 por cento maior para aquelas que não tinham amamentado o seu primeiro filho, em comparação com aquelas que o fizeram durante os primeiros seis meses.

Os investigadores também constataram que, em comparação com as mulheres que tinham amamentado os seus filhos até ao primeiro ano de idade, as mulheres que nunca tinham amamentado ou que o tinham feito apenas durante três meses ou menos tinham um risco quase 25 por cento maior de desenvolver hipertensão. Estes resultados tiveram em conta outros factores como a dieta e a prática de exercício físico.

De acordo com a líder do estudo, Alison Stuebe, estes resultados não provam que a amamentação confira uma proteção a longo prazo contra a pressão arterial elevada. É possível que outros factores para além da amamentação contribuam para esta situação, nomeadamente um ambiente stressante no trabalho. Contudo, é possível que de facto a amamentação tenha um benefício direto. Estudos realizados em animais constaram que uma hormona que está envolvida no processo de amamentação − a oxitocina − tem efeitos na pressão arterial.

Caso a amamentação seja um fator de proteção, Alison Stuebe estima que 12 por cento dos casos de hipertensão que ocorrem nas mulheres com filhos possam estar associados a uma amamentação durante menos de seis meses.

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Filho na Capa 2011

SimpleViewer requires JavaScript and the Flash Player. Get Flash

Editorial

    Consultório

    News image

    «Quando me divorciei (há três anos) o meu filho ficou a meu cargo e o processo foi todo amigável. Agora o pai alega que já pode passar mais tempo com...

    Leia Mais

    Pais&Filhos Fórum