Os primeiros sinais do parto

Indíce do artigo
Os primeiros sinais do parto
Página 2
Todas as páginas

ImageO parto, como desfecho da gravidez, não é um acontecimento momentâneo. Pelo contrário, corresponde a um conjunto de fenómenos que se estendem ao longo de algum tempo, o que dá origem à denominação, de natureza mais dinâmica e evolutiva, de «trabalho de parto».

Convencionou-se dividir o trabalho de parto em três estádios:

primeiro estádio: apagamento (encurtamento) e dilatação do colo. Por sua vez, também este primeiro estádio, se divide em duas fases principais:

- Fase latente: é a que decorre desde o início das contracções regulares até ao momento em que o colo está completamente apagado e com cerca de três centímetros de dilatação; esta fase pode durar até 20 horas numa mulher que nunca passou por um parto antes (nulípara) e até 14 horas numa que já teve, pelo menos, um parto (multípara).

- Fase activa: nesta fase, o colo dilata-se a um ritmo maior, até ser atingida a dilatação completa. Habitualmente dura até 7 a 8 horas quando se trata do primeiro parto e até 4 a 5 horas numa multípara. A progressão da dilatação, na fase activa, pode ser influenciada por factores como a sedação ou analgesia (que a prolonga) e/ou a estimulação da contractilidade uterina (que a abrevia).

segundo estádio: período expulsivo. Começa na dilatação completa e termina com a expulsão do feto. Normalmente dura até 45 a 60 minutos, quando se trata do primeiro parto e até 15 a 20 minutos quando já não é o primeiro.

terceiro estádio: dequitadura. Decorre desde a expulsão fetal até à expulsão da placenta e das membranas fetais e dura cerca de 30 minutos.

Como saber se chegou a hora?
Este é um grande ponto de interrogação que invade a cabeça das futuras mães nas últimas semanas de gravidez. O que é compreensível: a insegurança de perceber quando, realmente, já está na altura de ter o bebé é imensa, principalmente nas primeiras gestações.

O modo como se inicia o trabalho de parto varia de mulher para mulher, de acordo com a duração da fase latente. Umas têm o trabalho de parto muito longo, outras super rápido.

Para umas, os sintomas do começo de trabalho de parto são muito claros e inequívocos. Outras nem percebem que já estão em trabalho de parto, confundindo essa primeira fase com flatulência, cólicas intestinais ou dores lombares.

Algumas mulheres sentem dor e queixam-se de contracções de fraca intensidade, outras suportam pressões muito maiores sem mostrar sofrimento. Enfim, afirmar com exactidão quando realmente começa o trabalho de parto é difícil, pois trata-se de um processo bastante variável.

Tudo começa muito tempo antes
O corpo da mulher prepara-se para o parto algumas semanas antes do dia previsto. O bebé posiciona-se mais para baixo (na pélvis materna), o que dá uma sensação de pressão no baixo-ventre, podendo ser acompanhada de uma dor lombar ou endurecimento abdominal. Se estiver realmente a entrar em trabalho de parto, um ou mais dos seguintes eventos podem ocorrer:

- Perda de rolhão mucoso: habitualmente acontece vários dias antes do trabalho de parto espontâneo. Nas últimas semanas de gravidez o colo do útero começa a ficar cada vez mais fino e a dilatar gradualmente, podendo notar-se um aumento significativo do corrimento vaginal.

A seguir, acontece que a espessa camada de muco (parecido com uma geleia), que veda a entrada do colo do útero durante a gravidez, é libertada. Esse muco pode ser rosado ou raiado de sangue. A perda de rolhão não é um sinal de trabalho de parto activo, mas pode significar a proximidade do mesmo.

- Perda de liquido (amniótico) pela vagina: ocorre devido a rotura das membranas ou «bolsa de águas», que protege o bebé durante a gravidez, e é um reservatório de líquido amniótico.


Comentários  

 
#19 Meury 29-04-2013 18:17
Olá,Gente Estou De 9 Meses é estou sentindo Contrações Muito Fortes Logo Cedo Fui Ao Banheiro,Aprese ntou Tipo Um Liquido Na Calçinha é quando eu limpei veio aquelas rajadas de sangue,misturad o com algo mais transparente,é continuo sentindo contrações é a barriga está sempre endurecendo séra q esta na hora?
Citar
 
 
#18 andreza pereira 08-04-2013 18:29
estou com 8 mesese e sinto muita dor na minha barriga sera que estar proximo a chegada do meu bebe
Citar
 
 
#17 Karen Priscila 30-01-2013 18:56
olá estou grávida de 8 meses e meio e minha barriga está ficando dura será que é sinal que estou entrando em trabalho de parto?
Citar
 
 
#16 wanessa 15-12-2012 16:33
bom nao sinto dor mas foi a primeira vez que saiu um liquido que molhou bastante a calçinha estou gravida de sete meses e vinte seis dias e dilataçao ou nao ,pois o liquido aminiotico esta normal ,o que faço .
Citar
 
 
#15 ROSANGELA LEAL 14-09-2012 22:43
estou 4,5ct de delataçao vou demorar ater o bebe ?????????
Citar
 

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Filho na Capa 2013

SimpleViewer requires JavaScript and the Flash Player. Get Flash

Editorial.

editorial-284

alt

O meu primeiro ano

Não tive dia de apresentação aos professores nem visita prévia à escola. Ultrapassei a porta castanha – cujo patamar...

Consultório

News image

«Tenho um filho de nove meses e meio, e desde quando ele tinha um mês e meio percebi que a cabecinha estava mais achatada do lado direito devido à posição...

Leia Mais