3.º trimestre: dicas para sobreviver ao calor

alt



Falta pouco tempo para o bebé nascer. Mas o calor de verão não dá tréguas e o terceiro trimestre da gestação parece arrastar-se. Nas semanas anteriores ao parto, é importante que a grávida se mantenha hidratada e controle a temperatura corporal. Eis algumas dicas para desfrutar da melhor maneira esta fase final.

Sempre hidratada

É importante beber bastante água durante toda a gravidez: combate o inchaço, beneficia os níveis de líquido amniótico, ajuda a irrigação sanguínea do útero e da placenta e combate as temidas infeções urinárias. Mas nos dias quentes, a manutenção da hidratação ainda é mais essencial e a mulher deve ingerir, pelo menos, dois litros diários e consumir alimentos ricos em água.

Atenção ao sistema gastrointestinal

No tempo quente, o risco de uma doença do trato gastrointestinal, causada por alimentos e água contaminados, aumenta exponencialmente. No caso das grávidas o desconforto é ainda maior, por via da limitação do uso de medicamentos. O melhor é mesmo evitar consumir produtos de que não se tenha a certeza da origem – em especial os crus - e estar atenta a sintomas como náuseas, vómitos, diarreia, cólicas e febre.

Temperatura controlada

É do senso comum evitar estar no exterior nas horas mais quentes do dia ou quando o Sol se mostra especialmente perigoso. No entanto, mesmo no interior, nem todas as grávidas têm acesso a ambientes climatizados. Assim, nos momentos em que o calor é um adversário de respeito, é importante fazer de tudo para controlar a temperatura corporal, ainda que não haja ar condicionado. Algumas sugestões:

  • Usar e abusar de ventoinhas, leques e tudo o que se possa usar para criar movimento de ar;
  • Borrifar a cara e o corpo com um spray de água mineral;
  • Encher uma bacia com água fria e mergulhar os pés;
  • Manter as janelas e portas fechadas durante as horas mais quentes;
  • Dormir o mais próximo possível do chão, já que o calor tende a subir;
  • Molhar uma toalha turca e passar nos pulsos, tornozelos, pescoço e nuca;
  • Tomar um duche sempre que apetecer;
  • Optar por vestuário leve e de tecidos naturais como algodão e linho. E o mesmo serve para roupa de cama.

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais