Vantagens de ser mãe aos 40

alt


Todos os especialistas concordam que a melhor idade para engravidar é antes dos 35 anos, altura em que a produção de ovócitos começa a diminuir de forma acentuada. No entanto, é cada vez maior o número de mulheres que adia a maternidade em Portugal: segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, a idade média da mulher ao nascimento do primeiro filho era, em 2010, de 28,9 anos. Mas, nem tudo é mau para as mães “tardias”. Aliás, até existem algumas vantagens.

Um estudo publicado no “Human Reproduction” averiguou precisamente a realidade das mães e pais que decidem ser pais depois dos 40 anos. A conclusão: embora a maioria dos casais admita que preferia ter antecipado a chegada do primeiro filho entre cinco a 10 anos, consideram que houve vantagens em tê-lo feito depois dos 40.

Os resultados do inquérito, realizado a 46 casais e 15 mães solteiras, deixam claro que a maternidade tardia permite aos pais terem uma carreira profissional estabelecida e consolidada, o que elimina o risco de que os filhos se tornem obstáculos ao desenvolvimento profissional. Esta estabilidade laboral significa também alguma segurança financeira para a família. Além disso, revelam os resultados, a preparação emocional para a maternidade é maior naquela faixa etária e, por isso, há menos inseguranças e dúvidas, próprias de gravidezes mais precoces.

Apesar de tudo, os inquiridos concordam que a maternidade tardia é biologicamente mais difícil e, por isso, é preciso recorrer, com mais frequência, às técnicas de reprodução assistida.

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

editorial-287

alt

Pequenos gestos

Ana, de oito anos, teve uma “massinha má” dentro do corpo e, como o bichinho lá pode ter deixado “ovos”, a...

Consultório

News image

«Tenho um filho de nove meses e meio, e desde quando ele tinha um mês e meio percebi que a cabecinha estava mais achatada do lado direito devido à posição...

Leia Mais

Filho na Capa 2013

SimpleViewer requires JavaScript and the Flash Player. Get Flash