Vantagens de ser mãe aos 40

alt


Todos os especialistas concordam que a melhor idade para engravidar é antes dos 35 anos, altura em que a produção de ovócitos começa a diminuir de forma acentuada. No entanto, é cada vez maior o número de mulheres que adia a maternidade em Portugal: segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, a idade média da mulher ao nascimento do primeiro filho era, em 2010, de 28,9 anos. Mas, nem tudo é mau para as mães “tardias”. Aliás, até existem algumas vantagens.

Um estudo publicado no “Human Reproduction” averiguou precisamente a realidade das mães e pais que decidem ser pais depois dos 40 anos. A conclusão: embora a maioria dos casais admita que preferia ter antecipado a chegada do primeiro filho entre cinco a 10 anos, consideram que houve vantagens em tê-lo feito depois dos 40.

Os resultados do inquérito, realizado a 46 casais e 15 mães solteiras, deixam claro que a maternidade tardia permite aos pais terem uma carreira profissional estabelecida e consolidada, o que elimina o risco de que os filhos se tornem obstáculos ao desenvolvimento profissional. Esta estabilidade laboral significa também alguma segurança financeira para a família. Além disso, revelam os resultados, a preparação emocional para a maternidade é maior naquela faixa etária e, por isso, há menos inseguranças e dúvidas, próprias de gravidezes mais precoces.

Apesar de tudo, os inquiridos concordam que a maternidade tardia é biologicamente mais difícil e, por isso, é preciso recorrer, com mais frequência, às técnicas de reprodução assistida.

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

editorial-293

alt

Sonhos de criança

No mês em que se comemora o Dia da Criança, fomos saber que mundo imaginam as nossas crianças. E, assim,...

Consultório

"O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais

Filho na Capa 2013

SimpleViewer requires JavaScript and the Flash Player. Get Flash