“Ser líder é inspirar os outros”

alt

Sofia Tavares, professora e investigadora, desenvolveu um método para ajudar as crianças a serem responsáveis, a mostrar iniciativa, a estabelecer prioridades e a serem capazes de resolver conflitos. No fundo, a torná-las conscientes do seu talento.


O que é o “Fazedores de Líderes”?
É um método que dá resposta a uma necessidade na formação de crianças e jovens que, fruto da educação pouco estimulante e pouco criativa, revelam elevados níveis de desmotivação.

Em que consiste?

Trata-se do desenvolvimento de quatro competências fundamentais: através da compreensão, da comunicação, da criatividade e da liderança promovemos o potencial e o talento dos jovens e trabalhamos as suas dimensões pessoal, profissional/académica e sócio emocional.

O que é ser líder?
Ser líder significa sermos responsáveis pelo curso da nossa vida, capazes de fazer escolhas de forma individual e orientadas por um mapa mental onde definimos objetivos e linhas de ação. Significa termos a capacidade de colocar os nossos recursos, ao serviço da nossa necessidade ou da nossa vontade de uma forma responsável e útil. Quando o conseguimos, tornamo-nos pessoas com capacidade de inspirar os outros.

E se a criança não tem “predisposição” para ser líder?

A liderança que trabalhamos é a do exemplo e da inspiração.  Quando uma criança ou um jovem começa a ver o resultado do seu esforço e do seu empenho e percebe que as suas ações inspiram outros, não há como não sentir a predisposição para a liderança.


Leia outras entrevista:

“Os prémios e os castigos não funcionam”

“Não é só a estudar que se aprende”

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais