Dificuldades de Aprendizagem e Neuroeducação



alt

As alterações das funções nervosas complexas resultam em dificuldades de aprendizagem porque condicionam o processo piagetiano de assimilação, acomodação e adaptação, organização e estruturação fundamentais ao desenvolvimento intelectual normal da criança. As crianças que acompanhamos apresentam queixas variadas como dificuldades globais de aprendizagem ou dificuldades disciplinares específicas.

As dificuldades de aprendizagem de forma genérica referem-se a um grupo de alterações que se manifesta por dificuldades significativas na aquisição e utilização das habilitações auditivas, verbais, leitura, escrita, raciocínio ou matemáticas, assim como das aptidões sociais. A necessidade de se reabilitarem as alterações cognitivas tem vindo a ganhar um carácter emergente, na mesma medida em que se tem evoluído no conhecimento científico,

diversificando-se e apurando-se cada vez mais os métodos de avaliação e de intervenção, com melhores possibilidades de (re) inserção escolar das crianças. Depois de identificada a disfunção e elaborado o diagnóstico, o processo de neuroeducação e/ou de reabilitação cognitiva serve para minimizar e reduzir o impacto, bem como a duração destas dificuldades.

Procura-se ajudar a criança a encontrar o seu próprio caminho de aprendizagem e as suas próprias estratégias na resolução dos problemas com que se debate. Trata-se de um processo interativo entre criança e o técnico, numa base de recuperação, potencialização e maximização das suas capacidades.

O treino é progressivo, adaptativo, motivador e multidimensional e pode ser realizado através de um software apropriado a cada uma das funções nervosas complexas, recorrendo-se ainda às técnicas simples de papel e lápis sempre que necessário. É fundamental procurar identificar formas pedagógicas para determinar como ensinar em vez do que ensinar.


Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais