Cuidados com os óculos no verão

alt

É tempo de férias. Uns sonham com o descanso outros com aventura, quer seja na praia, piscina, no campo ou nas montanhas. Mas também é tempo de ter cuidados extra com a visão, principalmente quem usa óculos graduados ou lentes de contacto. Já que as crianças pouco se preocupam cabe aos mais crescidos garantir que tudo está nas melhores condições, para um Verão límpido.

As lentes de contacto são bastante apetecíveis nesta altura do ano, no entanto são necessários alguns cuidados especiais na sua utilização. Ao optar por lentes de contacto na água do mar ou piscina é fundamental levar uns óculos de natação para evitar possíveis lesões e infeções oculares, ou até mesmo danificar as lentes. A solução passa por viajar ou ir de férias sempre com lágrimas artificiais para limpeza e hidratação.

Já na praia, a areia pode riscar as lentes e danificar as armações dos óculos. A melhor solução é lavar com água potável e secar com um pano macio de microfibra, que não arranha nem deixa marcas. Na praia os óculos tendem também a acumular gordura e sal seco. Lavar com sabão neutro ou sprays específicos é fundamental.

Há que evitar que os óculos graduados estejam em contacto com água do mar pois podem acumular sal na armação e lentes oftálmicas, endurecendo as dobras e até mesmo danificar. É essencial lavar e limpar os óculos todos os dias com um pano de microfibra húmido, nunca a seco.

Outras medidas importantes:

  • Não apoiar os óculos com as lentes para baixo, já que isso pode riscar e comprometer o filtro UV que protege os olhos e a nitidez na visão.
  • Nunca utilizar álcool para lavar os óculos pois pode deixar manchas na armação, provocar deformações e comprometer os acabamentos das lentes.
  • Não colocar os óculos na cabeça pois desregula as hastes e podem ficar deformados de forma irreversível.
  • As caixas de óculos são um acessório fundamental. As altas temperaturas podem entortar as armações e causar estragos no material. A caixa deve ser adequada ao modelo dos óculos e preservar a temperatura dos mesmos.
  • Lavar bem as mãos depois de usar o protetor solar, não coçar ou mexer nos olhos pois pode provocar irritação e alergia.
  • Manter uma garrafa de água doce limpa para lavar os olhos depois do banho de mar ou de piscina.
  • Optar por óculos graduados com lentes polarizadas impedindo o impacto de radiações solares e travando o excesso de luz.


Leia também:

Oito truques para viajar de avião com crianças

APSI lança guia de segurança para produtos infantis


Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais