Os exemplos dos pais

alt



Todos os pais devem ter consciência da real importância dos dentes de leite, bem como que os problemas dentários podem ser evitados com a visita ao médico antes da sua queda.


Se um dente de leite tem uma cárie deve ser tratado?
Uma lesão de cárie num dente de leite causa à criança tanta dor como um dente definitivo, por isso a resposta é SIM!
Se esta cárie for muito profunda e chegar à polpa dentária, vulgar “nervo dentário”, além da terrível dor, pode causar uma infeção.
Se esta lesão se mantiver sem qualquer atenção médica, o dente acabará por se danificar completamente e terá de ser extraído.
Consoante a idade da criança, será avaliada a necessidade de reservar esse espaço para o dente definitivo. O que melhor mantém o espaço do dente definitivo é o dente de leite, por isso quando infelizmente este é perdido precocemente é importante manter o seu espaço com um dispositivo adequado. Não existe melhor manutenção de espaço que o dente de leite, por isso é fundamental que os pais se preocupem com estes dentes e com a sua higiene e tratamento. Só assim será possível manter a saúde destes dentes até ao momento da mudança.


Consultas dentárias em crianças, porquê?
As visitas ao consultório médico primam o “prevenir” e não apenas o “curar”. Estas consultas são agendadas consoante o risco de cárie de cada criança. Será mais agradável que o seu filho se familiarize com os instrumentos dentários, que se sinta confortável e vá ganhando confiança no espaço e nas pessoas que circulam no consultório dentário.
É necessário explicar sempre o que se vai fazer, como e porquê. Os pais devem ter a responsabilidade de educar os filhos para que não adotem o preconceito de muitas crianças que acreditam no dentista como uma espécie de monstro que os vão magoar.  
As crianças que vão às consultas para revisões periódicas desde que são pequenas, convertem-se em excelentes pacientes no momento dos tratamentos, já que adquiriram a confiança no médico dentista e estão dispostos a colaborar. No entanto, quando chegam pela primeira vez obrigados por uma dor própria de uma lesão de cárie ou infeção, tudo se complica na maioria das vezes.





Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais