A quinta doença

Tudo começa com as bochechas vermelhas.


O exantema surge inicialmente nas bochechas, que se tornam muito vermelhas, como se a criança tivesse sido esbofeteada. Sendo, por isso, também chamada de doença da chapada. Em seguida aparecem manchas que se espalham por todo o corpo.

 

Agente infeccioso – um vírus (parvovírus B19).

 

Modo de transmissão – Via respiratória (tosse ou espirros).

 

Período de incubação – quatro a 14 dias.

 

Descrição clínica – Nos primeiros dias, a criança sente-se doente e pode apresentar dores de cabeça, dores de garganta ou uma febre baixa. Surge depois o exantema, inicialmente nas bochechas, que se tornam muito vermelhas, como se a criança tivesse sido esbofeteada. Em seguida surgem manchas arredondadas e rosadas que se espalham por todo o corpo. Nesta fase, a criança já está bem disposta e as manchas desaparecem em sete dias, sem deixar qualquer marca. As manchas podem voltar a aparecer quando a criança faz exercício ou com o calor (por exemplo, no banho).

 

Período de transmissão – A criança é contagiosa apenas nos dias antes de aparecerem as manchas.

 

Tratamento – Não é necessário qualquer tratamento específico. Nos primeiros dias de doença, antes de aparecerem as manchas, pode ser necessário administrar um antipirético para baixar a temperatura.

 

Faltar à escola – Não é necessário. A partir do momento em que surgem as manchas na face, a criança já não é contagiosa.

 

Medidas em relação às outras crianças da turma – Não são necessárias.

 

Notificação da doença – Não é necessária.

 

Observações – Ocorre principalmente em crianças com mais de cinco anos.

Filho na Capa 2013

SimpleViewer requires JavaScript and the Flash Player. Get Flash

Editorial.

editorial-279

alt

Du-du, dá-dá...

O D. mal acabou de fazer um...

Consultório

News image

«Tenho um filho de nove meses e meio, e desde quando ele tinha um mês e meio percebi que a cabecinha estava mais achatada do lado direito devido à posição...

Leia Mais