A quinta doença

Tudo começa com as bochechas vermelhas.


O exantema surge inicialmente nas bochechas, que se tornam muito vermelhas, como se a criança tivesse sido esbofeteada. Sendo, por isso, também chamada de doença da chapada. Em seguida aparecem manchas que se espalham por todo o corpo.

 

Agente infeccioso – um vírus (parvovírus B19).

 

Modo de transmissão – Via respiratória (tosse ou espirros).

 

Período de incubação – quatro a 14 dias.

 

Descrição clínica – Nos primeiros dias, a criança sente-se doente e pode apresentar dores de cabeça, dores de garganta ou uma febre baixa. Surge depois o exantema, inicialmente nas bochechas, que se tornam muito vermelhas, como se a criança tivesse sido esbofeteada. Em seguida surgem manchas arredondadas e rosadas que se espalham por todo o corpo. Nesta fase, a criança já está bem disposta e as manchas desaparecem em sete dias, sem deixar qualquer marca. As manchas podem voltar a aparecer quando a criança faz exercício ou com o calor (por exemplo, no banho).

 

Período de transmissão – A criança é contagiosa apenas nos dias antes de aparecerem as manchas.

 

Tratamento – Não é necessário qualquer tratamento específico. Nos primeiros dias de doença, antes de aparecerem as manchas, pode ser necessário administrar um antipirético para baixar a temperatura.

 

Faltar à escola – Não é necessário. A partir do momento em que surgem as manchas na face, a criança já não é contagiosa.

 

Medidas em relação às outras crianças da turma – Não são necessárias.

 

Notificação da doença – Não é necessária.

 

Observações – Ocorre principalmente em crianças com mais de cinco anos.

Editorial.

editorial-293

alt

Sonhos de criança

No mês em que se comemora o Dia da Criança, fomos saber que mundo imaginam as nossas crianças. E, assim,...

Consultório

"O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais

Filho na Capa 2013

SimpleViewer requires JavaScript and the Flash Player. Get Flash