Escolarização no 1.º Ciclo já não é total

alt

Nem todas as crianças com idade para frequentar as aulas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico em Portugal estão matriculadas num estabelecimento de ensino público ou privado. Após duas décadas em que a escolarização foi total, a cobertura de 100 por cento foi quebrada em 2013 (97,9 por cento) e em 2015 (97 por cento), o último ano em que a plataforma Pordata apresentou dados estatísticos. Isto significa que três em cada cem crianças entre os seis e os dez anos não vão à escola.

Já quanto ao Segundo Ciclo, e ainda de acordo com a Pordata, em 2015 a taxa real de escolarização era de 89 por cento. E no Terceiro Ciclo, os números apontam para uma frequência na ordem dos 87 por cento.

No ano passado, a taxa de abandono escolar precoce até aos 24 anos situou-se nos 14 por cento, contra os 50 por cento de 1992 e 40 por cento em 2004. Uma evolução significativa, em especial no que respeita à escolarização feminina, embora ainda não seja equivalente às taxas médias verificadas em vários países da União Europeia.


Leia também:

Educação positiva

Com o insucesso também se aprende

Dicas para estudar e “acordar” os neurónios



Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais