“Limpar o salão” faz bem à saúde


alt

É provavelmente, uma das atitudes infantis que mais ralhetes desencadeia. Quem nunca ralhou com uma criança que mete os dedos no raiz e se prepara para, eventualmente, engolir o que de lá sai? No entanto, aparentemente e por muito pouco higiénico e até escatológico que tal possa parecer, “limpar o salão” não só não é prejudicial como pode até ter benefícios para a saúde.

Pelo menos é isso que defende um grupo de cientistas da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA). De acordo com uma pesquisa publicada na revista da Sociedade Americana de Microbiologia, as bactérias que estão presentes no muco do nariz, quando engolidas vão ser recebidas pelo organismo como uma autêntica “vacina” que o prepara para infeções futuras.

Para além disso, ao atravessarem a boca, os mesmos microrganismos combatem os patogénicos que são responsáveis, por exemplo, pelas cáries. Por fim, os pesquisadores argumentam que o ranho poderá ser importante na defesa contra infeções respiratórias, úlceras do estômago e até vírus como o VIH.


Leia também:

Vinculação com o pai transforma bebés 

Vacinação obrigatória é constitucional

Cuidado com os flutuadores e boias


Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

editorial-318

alt

Uma dor irreparável

Nota prévia

Dias depois de escrever este editorial ("Os bons e os maus"), feito no rescaldo...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais