Cuidados dentários alargados no SNS

alt

Uma norma publicada esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde dá que que a assistência em saúde oral vai incluir todos os utentes das unidades que fazem parte do grupo experimental de centros de saúde, deixando de ser garantida apenas às pessoas mais vulneráveis.

A experiência-piloto de ter dentistas nos cuidados primários existe há cerca de um ano em 13 centros de saúde: Montemor-o-Novo e Portel, Monte da Caparica, Moita, Fátima, Salvaterra de Magos, Cartaxo, Rio Maior, Azambuja, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Lourinhã e Mafra-Ericeira. Todos os utentes inscritos nestas unidades de saúde podem agora aceder ao dentista, uma consulta que é pedida através do médico de família.

Durante o ano de projecto, ao todo, cerca de 3396 doentes foram encaminhados para o dentista e foram realizadas 5316 consultas de saúde oral - uma oferta que exclui intervenções estéticas.


Leia também:

Não tem caries. Deve ir ao dentista?

Portugueses evitam ir ao dentista

Crianças não escovem corretamente os dentes


Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

Para que serve um sonho?

Os sonhos fazem mal às crianças. Quando as crianças sonham acordadas, parecem ficar na lua... pelo psicólogo Eduardo Sá.


Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais