Cuidados dentários alargados no SNS

alt

Uma norma publicada esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde dá que que a assistência em saúde oral vai incluir todos os utentes das unidades que fazem parte do grupo experimental de centros de saúde, deixando de ser garantida apenas às pessoas mais vulneráveis.

A experiência-piloto de ter dentistas nos cuidados primários existe há cerca de um ano em 13 centros de saúde: Montemor-o-Novo e Portel, Monte da Caparica, Moita, Fátima, Salvaterra de Magos, Cartaxo, Rio Maior, Azambuja, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Lourinhã e Mafra-Ericeira. Todos os utentes inscritos nestas unidades de saúde podem agora aceder ao dentista, uma consulta que é pedida através do médico de família.

Durante o ano de projecto, ao todo, cerca de 3396 doentes foram encaminhados para o dentista e foram realizadas 5316 consultas de saúde oral - uma oferta que exclui intervenções estéticas.


Leia também:

Não tem caries. Deve ir ao dentista?

Portugueses evitam ir ao dentista

Crianças não escovem corretamente os dentes


Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

editorial-318

alt

Uma dor irreparável

Nota prévia

Dias depois de escrever este editorial ("Os bons e os maus"), feito no rescaldo...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais