Cuidar do bebé no nascimento dos dentes

Apesar do romper dos dentes ser um processo natural, a criança não deve sofrer.


Os sinais da erupção dentária podem surgir dias, semanas ou mesmo um mês antes de o dente romper. Geralmente a criança começa por mostrar-se mais chorosa e irritável, baba-se em abundância e tem vontade de morder objetos rijos e de esfregar as gengivas (para amolecer os tecidos e facilitar a saída dos dentes). O bebé pode ainda sentir-se mal disposto, ter falta de apetite e acordar várias vezes durante a noite. Os pais podem identificar alguns dos seguintes sintomas: dor, aumento da salivação, gengivas inchadas e vermelhas, necessidade de morder objetos duros, necessidade de levar frequentemente as mãos à boca, irritabilidade e agitação, dificuldades em dormir e recusa alimentar.

Para além do mimo, uma das medidas de conforto mais eficazes é massajar as gengivas da criança. A pressão exercida, combinada com a utilização de um gel próprio para a massagem, pode aliviar bastante o desconforto.

A massagem das gengivas pode ser feita com o dedo indicador devidamente limpo, embebido em água fresca (não gelada), ou embrulhado numa compressa igualmente fria. Em vez do dedo, poderá também utilizar um gel com um aplicador macio, massajando as gengivas delicadamente com movimentos circulares, por forma a aliviar a dor e o desconforto.

É importante que o gel que utiliza para fazer a massagem seja específico para bebés e promova um alívio natural da dor. Evite os géis que contêm álcool e açúcar, optando por um produto mais delicado. O gel atenua a dor proporcionando ao bebé uma sensação de frescura, combinada com o efeito calmante da massagem. Certifique-se de que segue as recomendações que constam na bula e, se tiver dúvidas, peça a opinião do médico pediatra.



Alguns bebés gostam também de esfregar vigorosamente as gengivas, e uma das formas de se autoconsolarem é mordendo objetos rijos e frescos. As argolas de dentição ou mordedores refrigerados proporcionam algum alívio ao bebé neste contexto. Pode colocar o mordedor no frigorífico um pouco antes de o dar à criança, mas não o coloque no congelador.

O bebé poderá ter falta de apetite por se sentir indisposto ou porque o ato de sucção ao mamar ou ao beber o biberon intensifica a dor nas gengivas. Lembre-se que, para além de ser natural, este é um processo transitório, que não durará para sempre. Por isso, aproveite para mimar o bebé com comidas de que ele goste e não se preocupe se ele beber um pouco menos de leite durante alguns dias.


Para mais informações clique aqui.
 


AloBaby®- Dispositivo médico indicado para o alívio natural da dor causada pela erupção dos primeiros dentes do bebé/criança. Não contém açúcar, anestésico local, álcool e substâncias de natureza farmacológica. A aplicação do produto deve ser feita por um adulto. A utilização é contra-indicada em caso de hipersensibilidade a qualquer um dos constituintes. Ler cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização. Refª 026-2015.

 

 

AdvertisementAdvertisement

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais