Animais trazem alegria, qualidade de vida e saúde

alt

A convivência com os animais traz tranquilidade e bem-estar às pessoas, demonstram pesquisas e estudos em todo o mundo. Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal e apresentador do programa “Missão Pet” no canal a cabo Nat Geo, vivencia de perto essa interação benéfica, escreve o Diário Digital. “Quando levamos cães a locais com pessoas doentes, em especial crianças e idosos, constatamos a alegria que trazem. A relação é muito diferente se há apenas humanos nas visitas”, relata Rossi.

O zootecnista lembra-se, em especial, de um golden retriever. “Era muito interessante, porque ele dava carinho e atenção à criança que parecia mais triste. Ficava ao lado dela e, aos poucos, ela começava a brincar.”

Rossi explica que, ao contrário dos visitantes que se comovem com as histórias e muitas vezes não conseguem dar força às crianças e velhinhos, os cães trazem leveza ao ambiente. “Eles brincam, fazem algo engraçado e proporcionam momentos de muita descontração.”

Para quem perdeu a capacidade de locomoção, por acidente ou até mesmo pela idade avançada, estar perto de um animal é realizar-se através dele. “Quando essa pessoa vê um cão a brincar e a correr, é como se fosse uma extensão dele”, analisa Rossi. Além disso, para quem quer emagrecer, ter um cão é uma excelente fórmula. Isto porque é necessário fazer passeios diários e assim, sem perceber, a pessoa está a exercitar-se. Sem contar que, no caminho, vai fazendo amizades e conhecendo pessoas novas.

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

Três notas

alt

Setembro é mês de regressar às aulas, mas também de retomar rotinas, reorganizar horários, cortar o cabelo, destralhar a casa, trocar...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais