Manual com edição digital gratuita

alt

O matemático Jaime Carvalho e Silva, da Universidade de Coimbra, desenvolveu com os professores Joaquim Pinto e Vladimiro Machado um manual de Matemática A para o 12º ano, em formato digital e em papel, sendo o primeiro gratuito e o segundo a preço reduzido. Uma “visão abrangente” da Matemática que os autores esperam agora que venha a ser adotado pelas escolas.

Ao Ciência Hoje, Carvalho e Silva explicou que o “NiuAleph 12 - Manual de Matemática para o 12º ano de Matemática A” foi feito tendo em conta o seu custo. “O manual é financiado apenas pela sua edição em papel. A digital é gratuita”. A equipa tentou arranjar soluções para o preço da edição ser também reduzido, como utilizar imagens de domínio público, adiantou.

“Esperamos que o manual seja interessante para haver pessoas que o queiram comprar e, assim, financiar o projeto”, disse. “O preço máximo que o governo definiu para os manuais deste ano está nos 37,50 euros e nós achamos que isso é muito para um manual escolar. Fixamos, por isso, o preço da edição em papel em metade” acrescentou.

Uma das características do livro é a promoção de uma “visão abrangente da matemática”. Além de ter exercícios que preparam os alunos para o exame, aborda ainda a História da Matemática, as aplicações práticas da disciplina e dá conselhos práticos aos alunos. “O 12º é um ano de exame, o que pode provocar stress. Aconselhamos como os alunos devem lidar com isso, como devem reagir e preparar-se”.

Este projeto editorial, conclui o professor, “foi feito a pensar no que deve ser o ensino da Matemática e para tentar cortar com a lógica de espiral de preços que está a ser praticada. Não inventamos a pólvora. Existe um projecto similar em França que está a ter sucesso. Foi adoptado em 30 por cento das escolas francesas”.

Para já, ainda é cedo para saber se será adoptado por alguma escola. “Se fosse adoptado por uma já dava para financiar o projeto. Mas não sei. Só agora começamos a apresentar o livro e as escolas estão já a fazer a sua selecção, que decorre até 4 de Junho”, adiantou o matemático.

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Editorial.

Prazeres simples

alt

A felicidade está na moda. É tema de livros e dissertações, mote de fotografias e exposições. E receitas não...

Consultório

 "O meu filho, que fez recentemente quatro anos, vive intensamente esta altura do ano. Ainda acredita no Pai Natal e acha que é ele quem lhe traz as prendas. Ainda...

Leia Mais